Direção de Arte do Filme Bulimia

A direção de arte do filme “Bulimia” busca trazer à tona de forma plástica as questões contemporâneas que embasam o roteiro, em consonância com este. Bruna é uma adolescente, em conflito com o padrão de beleza, e se sente pressionada por diversos fatores como a mãe, colegas da escola e mídia a ser algo que não é. O filme BULIMIA mostra o difícil caminho de Bruna para transpor as dificuldades e encontrar sua individualidade e sua auto-aceitação.


A Casa de Bruna


Este espaço se propõe a representar a vida pessoal de Bruna, sua família, passado, problemas e gostos. Refletindo sua classe social e sua historia familiar.
A Casa de modo geral deve passar por algumas pequenas mudanças para transmitir a passagem do tempo entre os 13 e 16 anos de Bruna.


Planta da Casa





Paleta de Cores





A presença do rosa, em diferentes tons e intensidades, faz referência a algo padronizado como feminino, refletindo tanto no âmbito individual da vida da personagem que tenta se enquadrar aos padrões femininos, como também no âmbito familiar, representado somente por figuras do sexo feminino.
As cores do filme serão predominantemente em tons pastéis, estas serão próximas e até certo ponto poderão dar o efeito de uniformização, ao mesmo tempo em que, filmadas em vídeo, terão suas sutilezas exaltadas. O surgimento de cores mais vivas e alegres no final do filme vão ser utilizadas para demonstrar as mudanças que ocorrem com Bruna em relação a sua auto-estima.


O Quarto de Bruna, Regina e Sandra


O quarto é pequeno e organizado de forma simples, possui duas camas, uma cômoda, um cabideiro e um espelho. Devido a classe social os móveis devem ser simples.
O quarto era antes dividido por Bruna e Sandra, a irmã mais velha, enquanto Regina dormia no quarto da mãe. Após a saída de Sandra, que foi morar na Alemanha, Regina passou a dividir o quarto com Bruna. O quarto portanto deve possuir elementos que demonstrem as diferentes personalidades das 2 irmãs e ao mesmo tempo manter elementos de Sandra, estes elementos estarão presentes na parte do quarto pertencente a Bruna, demonstrando assim o apego emocional conservado em relação a tão amada Irmã.


Referências:






A Cozinha



A Cozinha é um dos espaços mais importantes do filme, é em torno deste local que giram grande parte dos conflitos pessoais das personagens. É um local de convivência comum, no qual cada uma delas demonstra suas dificuldades em relação a alimentação, problemas exteriorizados de formas distintas. A presença de cores frias e pasteis neste cômodo pretendem traduzir tais características.
No âmbito formal a cozinha deve demonstrar também a classe social das personagens e a época em que é passada a historia, através da contraposição de objetos mais atuais, como microondas, fogão novo e objetos mais antigos como uma geladeira velha, uma mesa herdada da avó.



Referências:







O Banheiro



Neste local Bruna procura a solução de algo que a incomoda, nele ela desenvolve uma doença e é nele também em que é tudo solucionado, onde ela acaba se aceitando. Portanto, o banheiro é um local de suma importância na história.

Referencias:






A Sala

Apesar de estar logo na entrada da casa a sala de jantar nunca é utilizada, pelas moradoras, isto demonstra a falta deste tipo de atividade social entre elas, comer juntas, pois as mesmas estão sempre às voltas, cada uma em sua problemática, comendo coisas diferentes e em horários distintos. Este ambiente devera ter um aspecto abandonado sempre com o centro de mesa de crochê e a fruteira, intocados.
A sala de estar é o único local da casa onde algumas vezes a família se encontra para o mesmo fim, assistir o canal de ginástica, é o local onde elas sonham com o dia em que estarão dentro dos padrões midiáticos. Este local traduz também esteticamente o paradoxo entre o desejo de ficar bonita e a falta de atitude razoável. Portanto este ambiente encontra-se frequentemente desorganizado.


Referências:






A Escola de Bruna


Este espaço representa, para Bruna, um local de convívio social, onde ela busca ser aceita, se sente oprimida pelos meninos que tentam se auto-promover usando-a como objeto de “chacotas”, é aonde ela encontra referências de meninas em que ela espelha sua imagem ideal e onde ela passa situações embaraçosas, que acabam por intensificar seu distúrbio alimentar.
Por isso a arte deste ambiente pode seguir simultaneamente duas linhas, uma de como ela se sente, oprimida, excluída, sozinha e outra de como ela vê as outras pessoas felizes e bonitas, que para Bruna é o oposto de si mesma. Isso será transmitido através das cores de forma bem sutil.


Paleta de cores:






Os Ambientes da Escola:



Sala de Aula:
Apesar da vulnerabilidade em relação às provocações é um local onde Bruna se sente mais segura, por causa da professora, que tenta protege-la.

Corredor Superior e Inferior: É o caminho dela para o banheiro, eles podem ser em tons claro, dando uma sensação de hospital.

Banheiro Superior e Inferior: Assim como o banheiro da casa, é ao mesmo tempo o refugio e a “causa” de seus problemas, eles podem ser claros com contrastes em marrom, como portas de madeira ou louças do banheiro nessa cor, para dar um contraste entre o leve e o pesado, o saudável e o doente.

Pátio e Portão Principal: São os locais de maior vulnerabilidade de Bruna em relação à aprovação alheia. Pode conter elementos estéticos que demonstrem tanto a sua insegurança como sua idealização dos outros.

Referências:







Referências Gerais:





As cores desbotadas e pastéis do filme Palindromes de Todd Solondz, assim como os quadros de Bonnard e o efeito criado pelo uso de derivações de cores semelhantes, pretendem dar ao filme diversos efeitos, como a tentativa de enquadramento de Bruna em relação ao mundo externo, sua insatisfação em relação ao seu corpo, a indefinição de sua auto-imagem, a tentativa de se esconder devido sua baixa auto-estima.

As cores, verde e rosa, em tons acinzentados ou apagados representam, para o filme, a própria forma como Bruna encara e sente o mundo, como se fosse o mundo externo fosse o culpado por sua infelicidade, enquanto na verdade o problema esta dentro dela.




Desfecho do Filme:



Esta imagem traduz perfeitamente o final do filme trazendo a tona o encontro de sua individualidade, e a auto-aceitação de seus defeitos, além de conter os elementos chaves do desfecho do filme.

Figurino:

A concepção do figurino é de grande importância para o filme, ele deve transmitir de forma plástica como os personagens se relacionam com o mundo e consigo próprios.

Bruna:

Suas vestes geralmente são neutras, devido sua falta de auto-estima ela tenta esconder, através das roupas, o que a deixa insatisfeita em seu corpo, desta forma suas roupas devem traduzir seu estado de espírito. Ao mesmo tempo, seu figurino deve apresentar elementos que demonstrem sua preocupação em se enquadrar ao que está na moda, através de acessórios, que também serviriam para chamar atenção para outas partes do corpo como rosto, pulsos.

Mãe:

A mãe de Bruna é gorda, não é vaidosa e trabalha muito, portanto deve se vestir de forma mais desleixada, prezando mais pelo conforto quando está em casa.

Sandra

Se veste dentro da moda, esta sempre arrumada na escola, mas em casa fica com roupas mais casuais, confortáveis.

Regina

Não segue a moda, usa o que gosta independente do que vão pensar.
Joana.

Caio:

Usa bermuda estilo surfista com camiseta, corrente prateada e boné.

Ciça:

Ciça se veste como uma patricinha, usa tudo que esta na moda, maquiagem forte e cabelo com chapinha, bem liso.

Zé Otávio:

Se veste de forma casual, com bermuda ou calça jeans, chinelos havaianas e uma camiseta

Felipe:

Fica entre o Zé otavio e o caio, não é tão playboy, mas se preocupa em vestir-se como os amigos.

Professora:

Roupas simples, em tons pastéis.

Suzy:

Roupas de ginástica, com referencias aos anos 80, leggin, blusa justa, tênis e polainas, sempre nos tons de cores considerados femininos, como rosa, vermelho, lilás e etc.



Direção de Arte: Ana Paula César Madureira Cassar de Camargo

Um comentário:

Érica Martinez disse...

GREAT! Uma orientação desse tipo é muito importante para mentes levemente caóticas!
Ao trabalho!
Bjoss!