Abuso dos Laxantes: Mitos e Complicações

MITO: Se você induzir a diarréia com laxantes, você pode impedir a absorção do alimento e evitar o ganho do peso de corpo ?

FATO: Induzir a diarreia por laxantes não muda significativamente a absorção do alimento no corpo. Conseqüentemente, os laxantes não impedem significativamente o ganho do peso. O que parece ser uma perda de peso é realmente desidratação ou perda de água. Os laxantes trabalham no intestino grosso, onde afetam primeiramente a absorção da água e dos eletrólitos (como o sodio e o potassio). Assim, atuam somente depois que a maioria dos nutrientes do alimento já foram absorvidos no corpo.

MITO: Você necessita usar um laxantes cada vez que tem uma sensação de "inchaço" e/ou constipação ( prisão de ventre).


FATO:
"Sentir-se" constipado não significa necessariamente que você é constipado. Isto é especialmente verdade paar quem tem um disturbio alimentar. Comer muito pouco alimento ou comê-lo esporadicamente, pode resultar em uma sesnação de constipação. Neste caso o problema não é a constipação mas, os maus e/ou pobres hábitos aliemnatres

MITO: Quando você é realmente constipado, você precisa usar um laxante.

FATO: Pessoas que usam quantidades excessivas de laxantes encontrarão eventualmente o exato oposto ao usar os laxantes, o que causará uma constipação maior.

MITO: Todos os laxantes são semelhantes .

FATO: Há muitos tipos diferentes de laxantes que são utilizados por via oral, ou na forma de supositorios.Esses são os que são mais geralmente utilizados:

  • Laxantes do tipo estimulante: "Ducolax" , "lacto-Purga" entre outros, alem de alguns laxantes denominados "naturais", como aqueles que contem fenelalanina, ou alguns a base de ervas

  • Laxantes do tipo Osmotico: Inclui-se nesse grupo o leite de magnésia

  • Outros: Incluindo "metamucil" ou fibras insoluveis. Esse tipo de laxante estimula os movimentos instestinais, porem qunado estiverem sendo utilizados de qcordo com o sugerido ( com grandes quantidades de agua), eles não terão os mesmos efeitos fisicos no intestino que os laxantes dos tipos estimulantes e osmoticos. Entretanto, quando esse tipo de estimulante for mal empregado ( o que significa o uso cosntante e em quantidades maiores do que o recomendado), terão as mesmas consequencias físicas e psicológicas, dependência) que os laxantes regulares.

MITO: Os laxantes, particularmente produtos "naturais", são seguros.
FATO:
O abuso dos laxantes é medicamente perigoso. O abuso laxantes é definido como:

(1) uso do laxante para o controle do peso, ou

(2) uso freqüente dos laxantes durante um período de tempo prolongado.

As complicações médicas consequentes do abuso dos laxntes dependem de diversos fatores, incluindo o tipo e a quantidades de laxantes usada, alem de quanto tempo foram usadas. Algumas das complicações mais comuns do abuso dos laxantes são:


Constipação: O uso constante dos laxantes causa realmente constipação. Isto pode conduzir as pessoas à aumentarem a dosagem e/ou quantidade dos laxantes, que por sua vez somente piora o problema da constipação.

Desidratação: Perda liquida através dos intestinos por causa doa laxantes. A desidratação prejudica as funções normais do organismo.

Desequilibrio dos eletrólitos : As pessoas que abusam dos laxantes frequentemente apresentam desequilíbrios do balanço eletrólitico. Os eletrólitos tais como o potassio, o sodio, e o cloreto são importantes para as funções da vida. Com diarreia crônica, os eletrólitos são extraídos para fora do corpo através das fezes. Isto conduz a um desequilíbrio do balanço eletrólitico no organismo.

Edema : Como demonstardo anteriormente, os laxantes causam a perda de liquidos. As mudanças ou as flutuações dramáticas no contrapeso fluido confundem os mecanismos protetores de auto-regulação , o que faz com que o corpo reaja retendo o líquido. Em conseqüência, o abuso prolongado dos laxantes conduz freqüentemente à retenção liquida ou ao edema.

Sangramento : Pessoas que abusam dos laxantes, especialmente os do tipo estimulante, podem desenvolver processos hemorragicos internos. A perda crônica do sangue associada com o abuso dos laxantes pode conduzir a anemia.

Função Intestinal Danificada: Pessoas que utilizam de foema abusiva dos laxantes do tipo estimulante, podem desenvolver danos permantes na função intestinal.

.

Nenhum comentário: