Congresso francês quer exigir aviso em imagens alteradas por Photoshop

RIO - Imagens publicitárias servem para vender produtos (ou ideias) e, desde o advento das tecnologias digitais, são modificadas em programas de computador para terem a melhor apresentação possível, certo? Pois um grupo de 50 parlamentares franceses quer alertar o mundo quanto aos falsos padrões de beleza criados por fotografias alteradas no Photoshop.

Um projeto de lei em discussão no país exige que toda imagem humana modificada digitalmente traga o aviso "Fotografia retocada para modificar a aparência física de uma pessoa". Se aprovada, a lei se aplicará a imagens em publicidade, notícias e embalagens de produtos. Quem não incluir o aviso estará sujeito a multa de US$ 55 mil ou até 50% do custo da campanha.

A deputada Valerie Boyer, do partido do presidente Nicolas Sarkozy, acredita que a lei ajudaria a combater a "imagem estereotipada de que todas as mulheres são magras e jovens". Boyer argumenta que as fotografias modificas levam as pessoas a acreditar em uma realidade falsa e tem um efeito negativo nas adolescentes.

No parlamento francês ela também se dedica ao combate à anorexia e bulimia. Para ela, a questão das imagens alteradas é tanto de saúde pública quanto de proteção aos direitos dos consumidores.


Plantão | Publicada em 25/09/2009 às 13h45m | O Globo
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/09/25/congresso-frances-quer-exigir-aviso-em-imagens-alteradas-por-photoshop-767774774.asp
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.